Coletânea de 256 Oduns conhecidos como Oráculo de Ifá, em Iorubá, Português e Espanhol.
parteirastradicionais.info
Parteiras Tradicionais de Camaçari tem o objetivo de realizar o mapeamento de Parteiras Tradicionais em Camaçari, registrar a partir de suas narrativas, saberes, conhecimentos e expressões ancestrais para difundi-las para a preservação e resgate do partejar tradicional e valorização das mulheres que exercem esse ofício.
O desejo é promover o resgate da tradição a partir das práticas e conhecimentos das Parteiras Tradicionais do município afim de preservar e valorizar a Parteira Tradicional como símbolo de identidade e memória cultural da comunidade e da região de Camaçari.
contosdeifa.com
Contos de Ifá é um game educacional sobre a Matriz Africana. Ifá é um oráculo de origem iorubá composto por versos que contam a história dos Orixás, representações da natureza no panteão africano. Em sua primeira versão, possui 4 mini-games que apresentam, em uma lúdica narrativa, a história de um Orixá. O projeto prevê o desenvolvimento de 256 fases, número equivalente ao conjunto de versos que compõem o Ifá.
Propõe também metodologias para a promoção de laboratórios de construção e uso de jogos com alunos e professores de escolas públicas e espaços culturais, indígenas e quilombolas. O projeto foi baseado na Lei 10.639/03 – que insere o estudo da História da África e dos africanos nos currículos escolares – afim de valorizar a cultura afrodescendente e minimizar o preconceito histórico sofrido pela mesma. Contos de Ifá é uma iniciativa do Ilê Axé Oxum Karê, do Centro Cultural Coco de Umbigada de Olinda
literaturainteira.com
É do encontro entre texto e leitor(x) que (re)surge a palavra-ação configurada pela literatura. Desse modo, nas duas pontas do processo de concepção do literário, a de quem escreve e a de quem lê, estão corpos, os quais, por sua vez, têm cor, histórias, afetos e desejos. A pulsão desse encontro permanece recalcada pela academia e a relação íntima dos pesquisadores com seus estudos, um silêncio. Evocamos, pois, essa relação como substrato dos vídeos que compõem esse projeto, na certeza de que o que nos move em direção ao trabalho de pesquisa e ancora o mergulho crítico – tantas vezes solitário – sedimenta-se em matéria-vida e é fundamento do possível vislumbre de uma Literatura Inteira.
cocodeumbigada.com
A Banda Cultural Coco de Umbigada marca seu nascimento há 20 anos, retomando a tradição do Coco de Umbigada, originária da comunidade de Paratibe, no município de Paulista, na região metropolitana do Recife.

No século passado, os Mestres Coquistas João Amâncio e Zé da Hora realizavam ali a manifestação espontânea e tradicional conhecida no nordeste como Sambada de Coco. Esta celebração era realizada com os familiares e a comunidade local. Com a morte dos Mestres, o Coco se cala por quase 40 anos. Até ser reorganizado pelo família.