I Ciclo de Oficinas da Rádio Tupinambá

Oficinas de Rádio Livre & Cultura Digital

Oficinas de Rádio Livre & Cultura Digital

A comunicação indígena dos Tupinambá agora é facilitada pela rádio, que torna mais próximas as aldeias espalhadas pelo território. Os Tupinambá ficam na região de Mata Atlântica, no sul da Bahia. A terra indígena, ao norte da cidade de Ilhéus, se estende da costa marítima da vila de Olivença até a Serra das Trempes e a Serra do Padeiro.

“A rádio vai facilitar a comunicação entre as comunidades da praia e da Serra”, diz a cacique Valdelice Tupinambá. A cacique lembra que no território não tem sinal de celular ou internet, e com a rádio vai ser mais fácil se comunicar com os parentes indígenas, avisando de reuniões e tratando de questões como saúde e educação indígena.

Cacique Valdelice

Cacique Valdelice

As oficinas de formação do projeto “Rádio Tupinambá” aconteceram entre os dia 19 e 24 de janeiro, na comunidade de Itapuã, onde está montado o transmissor FM e os equipamentos que estão impulsionando o fluxo de comunicação das aldeias Tupinambá do sul da Bahia.

O projeto da Rádio Tupinambá conta com apoio da Assessoria de Culturas Digitais da Secretaria de Cultura da Bahia, e vai realizar, ainda, uma segunda etapa de formação com produção de mais conteúdos radiofônicos informativos, educativos, culturais e de entretenimento que serão transmitidos pelas ondas do rádio no território indígena.

 

 

Marcelo Tupinambá

Marcelo Tupinambá