Rádio-comunicadores indígenas participam de oficinas na Rádio Tumbalalá

O projeto Conexão Rádio Tumbalalá retoma as atividades na Aldeia Pambu com a realização do segundo ciclo de formação em rádio com produção de conteúdo e transmissões direto da aldeia

A Rádio Tumbalalá FM participa de mais um ciclo de oficinas de formação direcionada a radiocomunicadores indígenas. As oficinas de rádio livre acontecem entre os dias 02 e 07 de julho e tem o objetivo de produzir conteúdos e integrar conhecimentos tradicionais com práticas de comunicação, difundindo a comunicação popular como instrumento de resistência e fortalecimento cultural. A Tumbalalá FM é uma emissora de rádio livre que transmite em baixa potência na Aldeia Pambu do povo Tumbalalá no norte da Bahia, às margens do rio São Francisco.

As oficinas fazem parte do processo de instalação de uma rádio livre no território indígena Tumbalalá e serão ministradas por Ronaldo Eli e Sérgio Melo, produtor do projeto Conexão Rádio Tumbalalá, realizado em parceria com a Rede Amnésia de Rádios Livres, uma experiência coletiva e colaborativa de comunicação com rádios de baixa potência em áreas de comunidades tradicionais.

Em abril deste ano, a Rede Amnésia esteve na aldeia Tumbalalá e realizou os primeiros passos para a instalação da rádio indígena, com a montagem da antena e do transmissor. Cerca de dez indígenas acompanharam a montagem da rádio e participaram de oficinas envolvendo atividades de captação e edição de áudio e de transmissões ao vivo.

O projeto realiza outra etapa de oficinas partir desta segunda-feira (02), com debates sobre a gestão da rádio e oficinas técnicas de produção de conteúdo radiofônico como vinhetas, spots, entrevistas, programas e outros formatos sugeridos pelos rádio-comunicadores indígenas.

O projeto Conexão Rádio Tumbalalá foi selecionado através do Edital Setorial de Culturas Identitárias 2016 e será realizado com o apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura e Governo do Estado da Bahia.

Rede Amnésia de Rádios Livres

A Rede Amnésia de Rádios é uma rede colaborativa de rádios livres de baixa potência instaladas em áreas de comunidades tradicionais. Na Bahia, compõem a rede a Rádio Kiriri, a Rádio Tupinambá, a Rádio Indaca Obá do Ponto de Cultura Casa do Boneco de Itacaré e a Rádio Aliança Educadora, do Assentamento Terra Vista do MST. A rede conta ainda com a Rádio Amnésia, ligada ao Ponto de Cultura Coco de Umbigada em Olinda, Pernambuco e com a Rádio Casa Preta, que funciona em Belém, no Pará. A ideia da Rede de Rádios Livres é articular comunidades tradicionais com foco na comunicação, voltada às demandas locais, refletindo as formas de articulação e expressão próprias de cada lugar.

Oficinas de Rádio Livre

Conexão Rádio Tumbalalá | Aldeia Pambu | 02 a 07 de julho de 2018
http://radioamnesia.org/tumbalala/

Assessoria de Comunicação | Thais Brito | 71.992789778 | thaisoueu@gmail.com
Produção e Articulação da Rede Amnésia de Rádios Livres | Sérgio Melo | 71.992811906 | secmelo@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *